12/9/11

Como era a Escola: Experiências de Preservação, Memória Escolar e Cultura Material


INFORMAÇÕES GERAIS

Local: Centro de Convenções da UNICAMP
Data: 15 de Setembro de 2011 
Horário: Das 9h às 17h

Informações Adicionais:

Secretaria de Eventos – FE/UNICAMP

SOBRE O EVENTO 

O fórum “Como era a Escola: Experiências de Preservação, Memória Escolar e Cultura Material” irá discutir o patrimônio cultural escolar, as políticas públicas voltadas para a preservação e gestão documental, como também apresentar projetos de preservação e divulgação em sites específicos voltadas para esse fim. Concomitante às experiências citadas, procurar-se-á apresentar o desenvolvimento e o resultado de projetos realizados no âmbito acadêmico, com a recuperação de acervos históricos em escolas de ensino público e museus escolares, visando a preservação de arquivos, bibliotecas e material museológico, na interface da memória e da história. No âmbito de discussão teórica pertinente, sobre os conceitos de Cultura Material e Cultura Material Escolar, buscar-se-á ater-se sobre a importância da organização e disponibilização de fontes de pesquisa para a educação, sobretudo a história da educação.

Objetivo
O objetivo geral deste fórum será discutir as experiências de preservação da Memória Escolar e da Cultura Material, com ênfase, em especial:

* ao patrimônio cultural escolar e suas interfaces, a partir da experiência no Museu da Escola Catarinense;
* às políticas públicas voltadas para projetos de preservação e gestão documental no estado de São Paulo;
* a projetos desenvolvidos em escolas de Campinas/SP, abordando o arquivo, o museu e a biblioteca;
* à cultura material e possibilidades de leitura do tema.

PROGRAMA

MANHÃ
9h – Abertura Oficial: Carmen Zink - Assessora da Coordenadoria Geral da Universidade
Sergio Antonio da Silva Leite – Diretor da Faculdade de Educação da Unicamp
Cecília de Godoy Camargo Pavani – Departamento de Educação da RAC
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim – Presidente da ALB
Maria Ângela Miorim – Centro de Memória da Educação – FE/UNICAMP
Maria Cristina Menezes – CIVILIS/FE/UNICAMP

09h30 – Conferência de Abertura: Patrimônio cultural escolar na interface da história da leitura e dos livros. Experiência no Museu da Escola Catarinense
Conferencista: Dra Maria Teresa Santos Cunha – UDESC/SC – Coordenadora GT História da Educação ANPED.
Coordenação: Profa. Dra. Maria Cristina Menezes - CIVILIS/FE/UNICAMP

10h15 às 10h45– Intervalo para café

Roda de autógrafos com os autores de livros relacionados à temática do fórum


10h30 – Mesa Redonda: O Patrimônio Público em Pauta: projetos de preservação e gestão documental da Educação Paulista. 
Expositores: Diógenes Nicolau Lawand e Suely Ramos da Silva - Memorial da Educação do Centro de Referência em Educação – CRE - Mario Covas
Eliana Martinelli Avagliano - Diretora Técnica do Centro de Coordenação dos Protocolos Estaduais – Programa de Gestão Documental Itinerante - Arquivo Público do Estado de São Paulo. 
Coordenação: Prof. Dr. André Paulilo - CIVILIS/FE/UNICAMP

12h00 às 14h00 – Almoço

TARDE

14h00 – Mesa Redonda: Escolas de Campinas: O arquivo, o museu e a biblioteca.
Expositores: Profa Dra Maria Cristina Menezes – CIVILIS/FE/UNICAMP Prof. Dr. Reginaldo Alberto Meloni - UNIFESP - CIVILIS/FE/UNICAMP
Coordenação: Prof. Dr. André Paulilo – CIVILIS/FE/UNICAMP

15h30 – 16h00 – Intervalo para Café                                                           

16h00 – Conferência de Encerramento: Cultura Material: possibilidades, leituras
Conferencista: Prof. Dr. Pedro Paulo Abreu Funari IFCH/UNICAMP/Coordenador do Centro de Estudos Avançados (CEAV) – UNICAMP
Coordenação: Prof. Dra. Ediógenes Aragão Santos - CIVILIS/FE/UNICAMP

17h00 – Encerramento

ORGANIZADORES: CIVILIS: GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, CULTURA ESCOLAR E CIDADANIA – FE/UNICAMP 

A organização deste Fórum está sob a responsabilidade do CIVILIS, Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania, da Faculdade de Educação, UNICAMP. O CIVILIS surgiu da necessidade de conferir visibilidade e legitimidade institucional aos trabalhos de pesquisadores, da área da Historia da Educação, que em suas pesquisas vêm priorizando as novas abordagens e perspectivas teóricas decorrentes da renovação historiográfica proposta a partir, sobretudo, dos anos 80, pela Nova História. Novas categorias de análise são introduzidas, passa-se de uma história social e econômica a uma historia cultural, que tem no conceito de representação a sua centralidade, onde o tempo histórico é fundado na experiência concreta dos sujeitos. A crise dos paradigmas leva aos questionamentos dos discursos construídos sobre o homem e a sociedade e tem possibilitado novos olhares e interpretações das práticas escolares e pedagógicas, com ênfase nas culturas advindas das instituições escolares, revisitando fontes até então negligenciadas pela história da educação, às quais têm possibilitado novas leituras, com vistas à preservação da memória e da história da educação brasileira.

Coordenadoras do Civilis: Profa Dra. Maria Cristina Menezes 
Profa Dra Ediógenes Aragão Santos

Dra. Maria Cristina Menezes

ALB – Associação de Leitura do Brasil
A ALB – A Associação de Leitura do Brasil é uma sociedade científica sem fins lucrativos; legalmente instituída desde novembro de 1981, em Campinas. É um espaço privilegiado de análise e crítica das condições de leitura no país e lugar de luta pela efetiva garantia do exercício da cidadania pela maioria excluída. A ALB congrega todas as pessoas que estão interessadas no estudo e discussão de questões relativas à leitura – pesquisadores, professores de todos os níveis, estudantes universitários, bibliotecários, jornalistas, editores, livreiros, historiadores etc. Prioritariamente suas ações são: a realização de Congressos, dentre os quais se destaca o COLE (Congresso de Leitura do Brasil), bianualmente na UNICAMP, e o Seminário Nacional “O Professor e a Leitura do Jornal” em parceria com o Grupo RAC e ANJ (Associação Nacional de Jornais), o estímulo à organização e implantação de grupos regionais de estudos e pesquisas, apoiando seus trabalhos e facilitando a troca de experiências; a dinamização da Roda de Pesquisadores da ALB, a publicação de livros, revistas, cadernos e boletins, nos quais não apenas se expressam os pontos de vista da ALB, mas os dos estudiosos dos temas.
Site da ALB: http://alb.com.br

RAC – Rede Anhanguera de Comunicação
O GRUPO RAC é constituído por um complexo multimídia que envolve os jornais Correio Popular e Diário do Povo, Notícias Já, a Revista Metrópole, Gazeta de Piracicaba, Gazeta de Ribeirão, o Portal RAC e a Agência Anhangüera de Notícias. Atende a um mercado de mais de cinco milhões de consumidores em Campinas e RMC (Região Metropolitana de Campinas). Desde 1992, o Departamento de Educação desenvolve o programa Correio Escola Multimídia promovendo o prazer da leitura dentro e fora da sala de aula mediante o uso da mídia.
Sites da RAC: http://www.rac.com.br e

INSCRIÇÕES ABERTAS
"Fórum Permanente de Desafios do Magistério" 

Agradecemos a la Prof. Maria Cristina Menezes el envío de la información.

No hay comentarios:

Publicar un comentario