LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS (1880-2011)
PATRIMÔNIO ESCOLAR
PATRIMÔNIO DA CIDADE
Campos dos Goytacazes
Inauguração: 25 de novembro de 2011 - 19 horas
Esta Exposição inaugura um ciclo maior que pretende, em 2012, tornar pública parte do significativo acervo histórico produzido ao longo da história do Liceu.
Deseja-se, com a apresentação parcial do acervo da instituição, chamar a atenção da comunidade (escolar) para a necessidade da preservação da memória e do patrimônio histórico-cultural do LICEU, que se faz, inclusive, pela guarda criteriosa de escritos e objetos do cotidiano escolar - parte da cultura, da memória e da identidade de um povo.
É o Arquivo que começa a tomar vida própria e, ao expor seu conteúdo, torna-se Museu. Citando Viñao, Arquivo e Museu só merecem tal nome se o que é catalogado e conservado é objeto de estudo e se, ao mesmo tempo, é divulgado e conhecido.
A mostra está composta por fotografias que retratam cenas do cotidiano extra e intramuros, e que conformam parte da memória visual da instituição; assim como de trechos de relevantes vestígios das múltiplas produções escritas realizadas pelos alunos.
Esperamos a visita de todos!
CURADORIA
Profa. Dra. Silvia Alicia Martínez
ASSISTENTES DE CURADORIA
Teófilo Augusto da Silva - Paulo Damasceno
EQUIPE:
Prof. Dr. Leandro Garcia Pinho - Fabiana Monteiro Viana - Ligia de Freitas Sodré - Jussara Scafura Mesquita Viana - Marcio Andrade Lyrio Baldes - Ms. Maria Amelia de A. P. Boynard - Michele dos Santos da Silva Gama -Rafaela Machado Ribeiro
Realização
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da
Universidade Estadual do Norte Fluminense
Darcy Ribeiro - UENF & Liceu de Humanidades de Campos - LHC
HISTÓRICO DO PROJET
O projeto "Preservação do patrimônio histórico e divulgação da cultura escolar do Liceu de Humanidades de Campos (1880-1980)", iniciado em 2006 sob a Coordenação Geral da Profa. Dra. Silvia Alicia Martínez, tem como propósito contribuir com a salvaguarda do patrimônio educativo local.
O acervo do Arquivo Histórico do LHC está composto por três fundos documentais relativos ao próprio Liceu, à Escola Normal de Campos e à Escola Modelo "Seis de Março", instituições de grande importância na Região Norte do Estado de Rio de Janeiro desde finais do Império, no caso do Liceu, e início da República, das restantes.
Ao longo de mais de seis anos, documentos desse acervo passaram por processos de identificação, higienização, catalogação e, em parte, restauração e digitalização.
Desde o ano de 2010 deu-se início a um trabalho de revalorização desse patrimônio institucional, que envolveu diversas atividades e atores escolares - professores, alunos, gestores, funcionários - e ex-alunos. Destacamos a produção de oficinas sobre a história da instituição e eventos de divulgação local, como visitas guiadas pelo prédio histórico e mostras temáticas com parte dos resultados do projeto.
Información difundida por Adrián Ascolani (histeducal@yahoogroups.com)
No hay comentarios:
Publicar un comentario