18/5/13

Museu da Escola Paranaense

Con gran satisfacción difundimos esta información recibida el día de la fecha de nuestro colega brasilero Prof. Marcus Levy Bencostta:

Após anos de estudo, negociação e convencimento, o governo do Estado do Paraná assinará no dia 17 de maio de 2013, a criação (com dotação financeira) do Museu da Escola Paranaense. Felicitamos à todos que se empenharam na concretização desta iniciativa e convidamos aquele(a)s que queiram e possam prestigiar a solenidade de assinatura que acontecerá amanhã às 10h. 30min. no Palácio Iguaçu. Segue convite da solenidade.

Atenciosamente,
Prof. Marcus Levy Bencostta

Secretaria da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE)
Universidade Federal do Espírito Santo 
Programa de Pós-Graduação em Educação
Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, CEP. 29060-970, Vitória, Brasil


********************************

Governo do Estado cria o Museu da Escola Paranaense
O governador em exercício e secretário da Educação, Flávio Arns, assinou nesta sexta-feira (17), em Curitiba, o decreto de criação do Museu da Escola Paranaense. A iniciativa visa ações de preservação do patrimônio material e imaterial das escolas da rede pública estadual.

O processo de conservação dos espaços escolares já ocorre há mais de um ano, segundo Flávio Arns. “As escolas paranaenses têm que ser preservadas. É importante conservarmos o nosso patrimônio, como móveis e materiais, e também cuidarmos do patrimônio imaterial”, disse Arns. Ele também afirmou que serão inseridos na grade curricular conteúdos de educação patrimonial.

O Museu da Escola Paranaense tem abrangência estadual, com sede em Curitiba e Centros de Memória Regionais sediados em estabelecimentos de ensino no interior do estado. A sede central funcionará no Grupo Escolar Cruz Machado, inaugurado em 1907, estabelecimento tombado como Patrimônio Cultural do Paraná.

A iniciativa faz parte do Programa Nossa Escola tem História, coordenado pela vice-governadoria e composto por representantes das secretarias de Educação, Administração e Previdência, Cultura, Ciência e Tecnologia e da Fomento Paraná.

Durante o evento ficaram expostas peças de acervos de escolas paranaenses, dentre elas os óculos e cadernos utilizados pelo professor Guido Straube em 1904, quando era aluno do Colégio Estadual do Paraná, instituição que dirigiu entre os anos de 1932 a 1937.

MUSEUS - O evento de criação do Museu da Escola Paranaense está inserido na programação da 11ª Semana de Museus, de 13 a 19 de maio, que acontece em todo o país em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio. No Paraná, durante essa semana, os museus do Governo do Estado prepararam uma série de ações para lembrar a data. As atividades têm entrada gratuita.

Fuente: http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=4409

Fonte: José Fernando Ogura/Vice-Governadoria

Remitimos a la lectura del artículo "PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ" de Maria de Lourdes Mazza de Farias, Maria Helena Pupo Silveira y Paulo César Medeiros (2009) en  http://ronelcorsi.blogspot.com.ar/2009/08/museu-da-escola-paranaense.html

1 comentario:

  1. Dra. Maria Ciavatta19 de mayo de 2013, 14:48

    A Marcos Levy Bencostta e equipe, calorosos parabéns pela vitória!

    Diante do avanço desenfreado dos negócios privados sobre a educação pública com o consentimento das autoridades, os museus da educação são uma afirmação importante da memória que não pode ser perdida “para não apagar o futuro”.

    Desta vez não dá para estar presente (morando no Rio...), mas indo ao Paraná (e sabendo o endereço) gostaria de conhecer o Museu.

    Muitos abraços, Maria

    Proteja a árvore, proteja a vida.
    Profa. Dra. Maria Ciavatta
    PPG-Educação / UFF
    21-2629-2695/96
    mciavatta@terra.com

    ResponderEliminar